Quem sou como professor e aprendiz
O professor tradicional era aquele que procurava transmitir seus conhecimentos a partir de parâmetros, e para isso utilizava-se principalmente da própria voz e do livro didático.
Hoje, o aluno vem para a escola por diversos motivos e aprender não é sua prioridade, cabe ao professor despertar seu interesse e curiosidade. Como professora de Língua Portuguesa converso com eles sobre os mais diversos assuntos, discutimos, debatemos e analisamos em busca de uma conclusão e possíveis soluções.
Utilizo muito o livro didático para, através dos textos, ampliar os horizontes de cada um e tenho, como quase todo professor, tentado preparar para que busquem utilizar novos sistemas culturais de representação do pensamento.
A partir de agora, a escola em que trabalho estará nos dando condições para a prática interativa via Internet com os alunos, então, esta é uma trajetória que está prometendo.
Os alunos, na maioria das vezes estão mais interessados em discutir ideias com o professor que receber os conteúdos do programa, então fazemos uma troca: aluno x professor e aluno x aluno, uns tentando aprender com os outros.
De uns anos para cá, nestes vinte e cinco anos de magistério, cada professor tem se esforçado para atender a demanda dos novos tempos e mudar a forma de ensinar, porque o método tradicional já está ultrapassado e o aluno tem sede de novidades, sem as quais às vezes nem consegue apreender o que lhe é colocado, e o mais preocupante para nós professores: eles sabem muito. Com o advento da Internet, aquele que busca já adquiriu uma bagagem invejável, e se o professor não se dispuser, a cada dia iremos perdendo espaço dentro deste universo que até então julgávamos dominar.
Terezinha Hiromi Izumi Christofori - Turma 4
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
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