quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sonhar e realizar - ativ 2.2a

Atividade 2. - SONHAR E REALIZAR

A formação continuada atualmente não é apenas uma necessidade, uma exigência do mercado de trabalho. Mesmo a terceira idade ou os aposentados sentem o desejo de atualizar-se, de aprender cada vez mais, de encher-se ainda mais de conteúdos, não apenas por diversão ou passatempo, mas como a continuidade da construção de um conhecimento que iniciou-se na infância e perdura, enquanto a mente se mantiver ativa.
A aprendizagem está intimamente ligada ao ensino, e quando o aprendiz busca novos conhecimentos, tanto pode atribuir-lhes novos significados quanto transformar informações em conhecimento.
Na infância, a aprendizagem ocorre segundo pressupostos que estão sendo realizados em levar-se em conta os processos mentais da criança, não acontece com hora e lugar marcados, mas quando surgem situações que exigem que o ensino e aprendizagem se realizem, e quanto mais prazerosa a experiência, melhor e mais envolvente.
Na terceira idade, a ênfase durante as aulas é dada à discussão em grupo, é a troca, a interação que torna a educação eficiente e com resultados, os assuntos são voltados aos seus interesses e não obedecem a currículos prontos e padronizados.
Nas aulas de informática, tanto crianças como adultos e idosos podem desenvolver seu conhecimento, enfrentando desafios, compreendendo como realizam, como superam os obstáculos.
A maneira como a educação. Desde a infantil até a universitária, é oferecida, não promove o desenvolvimento de habilidades que levem o indivíduo a aprender a aprender, e esta é a necessidade maior, é o caminho que leva à continuidade da aprendizagem: busca a informação, aprender como usá-la e torná-la parte de si mesmo.
Com um ensino focado para a predisposição de continuar buscando e aprendendo, basta o desejo de realização, que os meios levarão ao objetivo final.
Diante dessa reflexão sobre a aprendizagem continuada, um aspecto chama a atenção: a criação de ambientes favoráveis à aprendizagem. A escola parece estar naufragando em meio ao que deveria ser o universo dominado por ela, e indo em sentido contrário ao que se espera. O mundo globalizado busca mudanças constantes, e na escola podemos ainda encontrar métodos e idéias do século passado.
A obsessão pelo mundo virtual deve ser tratada com cuidado pelo individuo que não quer ser tragado por este universo, deve se lembrar de que ele é quem controla a máquina e não o contrário.
Aprender constantemente agora é pré-requisito para manter seu emprego, seu cargo e não cair na vala dos “despreparados”. Mas as empresas estão deixando cada vez mais este interesse para o empregado, afinal ele é o profissional, o interessado, que espera-se, seja multifuncional, polivalente e inovador.
Fala-se nas vantagens da educação presencial ou à distância, na verdade o que precisa ser discutido é o lado de cá, daquele que a busca, todas são formas de comunicação. Com o advento da Internet, a chamada “distância” deixou de existir, é uma oportunidade que o indivíduo precisa conscientizar-se de que deve aproveitar, e querer, como tudo na vida, é a mola que o impulsionará a continuar buscando, criando, construindo, destruindo e reconstruindo.
Aluna: Terezinha H. Izumi Christofori

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