quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Fichamento ativ 5

FICHAMENTO - Atividade 5

Nome do Programa: Pantanal do Brasil
Áreas do conhecimento envolvidas: Geografia, Ciências e Língua Portuguesa
Breve descrição:
Experiência didática: Projeto animais do Pantanal
Disciplina: Geografia Série/ano: 5º
Conteúdo: Fauna de Mato Grosso do Sul
Aplicativos utilizados: Internet - Google/Animais do Pantanal - imagens e textos
Etapas previstas:
1. Estudo do conteúdo em sala de aula
2. Aula utilizando o computador:
a) acesso à Internet;
b) pesquisa de textos e imagens
c) seleção de material
d) impressão do material
e) montagem de um livro: capa, introdução, índice, paginação, bibliografia ou aplicativos
3. Avaliação: depois do trabalho pronto, exposição para a comunidade escolar e análise do aproveitamento que a atividade trouxe a cada aluno.
4. Reflexão: O computador torna possível e agiliza a realização de projetos, o professor é apenas orientador, sugerindo, organizando e interagindo com cada aluno durante as situações que surgem no desenvolvimento do projeto.
A aprendizagem é facilitada, o aluno é motivado porque a construção é dele, o resultado é satisfatório pois o conteúdo terá, além do texto informativo também a imagem de cada animal escolhido.
Outros assuntos poderão surgir a partir deste, por exemplo o estudo sobre preservação, meio ambiente, lei ambiental etc.
5. Síntese:O projeto foi desenvolvido a partir de um conteúdo curricular e, além de fornecer informações aos alunos, facilitará a aquisição de novos conhecimentos de forma desafiadora e interessante. O resultado da experiência realizada pela professora foi excelente e com certeza este projeto poderá ser desenvolvido por qualquer um que se mostre interessado pois é de fácil aplicabilidade e não exige nem tempo nem recursos complicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário