quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Blogando em Português - ativ 7

TEMA: Blogando em Português
Conteúdos curriculares: língua escrita, produção de texto, ortografia, concordância nominal e verbal,uso de letra maiúscula e minúscula, coesão e coerência.
Número de alunos: 37
Professores: Língua Portuguesa
Tecnologias e mídias utilizadas: computador, Internet, blog dos alunos, Educarede.
Duração: 1 semestre letivo ou 1 ano.
Atitude dos alunos: Os alunos demonstram outra postura diante de uma atividade comum como produzir textos, pois agora passa a ser uma proposta de criação textual comunicativa. Com o blog, os textos ficam expostos para que colegas ou quaisquer outros interessados leiam e comentem, e não mais só o professor. Eles se sentem mais motivados e interessados, o trabalho favorecerá também outros processos como: a reescrita do próprio texto utilizando os recursos do computador: corretor ortográfico e gramatical, formatação, postagem em blogs públicos como o Letra e Cia.
Análise: O aluno compreende que o computador e todos os recursos tecnológicos não fornecerão a ele todos os subsídios para a criação do texto, porém é fonte inesgotável e preciosa de informações, o que poderá enriquecer seus trabalhos. Entende que para que alcance seus objetivos é preciso dominar a tecnologia usada e saiba o que procurar, onde procurar e depois, o que fazer com tudo o que encontrar, organizar e fazer uso racional.
Um dos cuidados que o professor deve ter é que o aluno não seja depósito de informações, mas que leia e reflita para que haja aprendizagem e conseqüente aquisição de conhecimento, e é isto que lhe proporcionará verdadeiramente condições para escrever eficientemente.
Atividade 7 - terezinhaizumi

Nenhum comentário:

Postar um comentário