quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Planejando atividade com hipertexto

PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

Tema: Intertextualidade

Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura

Conteúdos curriculares: Leitura, língua escrita, produção de texto, correção ortográfica e gramatical, coesão e coerência.

Série: Ensino Fundamental: 7º ao 9º ano - N} de alunos: 37 por turma

Assunto: Comparação e análise de texto/Produção de narrativa

Tipo: Informática

Tecnologias e mídias utilizadas: Internet>Educarede>Recursos educativos>Word>Blog do aluno

Duração: 2 aulas de 50 min

Atitude do aluno:
Os alunos serão agrupados em 4 ( não há outra solução pois a STE possui apenas 9 computadores), as equipes serão organizadas em: pesquisador, organizador, digitador e porta-voz. Cada aluno deverá desenvolver o seu trabalho na função a ele delegada para que não ocorram problemas e a tarefa seja cumprida. A participação de cada um é importantíssima pois o outro não poderá ocupar a sua função, um dos objetivos é esse, que aprendam a trabalhar organizadamente.

Análise:
O professor iniciará a proposta ainda na sala de aula, demonstrará todo o desenvolvimento da aula para que não ocorram dúvidas e para evitar explicações excessivas dentro da STE. Uma das mudanças que se fez necessária, após o início da execução do planejamento, foi a pesquisa que seria feita na Internet do texto Teresinha de Jesus, de Chico B. de Holanda; a professora ofereceu o texto aos alunos para que fosse apenas digitado, sem necessidade de pesquisa pois o site Educarede nem sempre está acessível ou disponível. Uma vez apresentada a proposta, explicados os objetivos pretendidos e verificadas as condições técnicas disponíveis, a aula terá prosseguimento na STE. A atividade será desenvolvida a partir do texto-base, que suscitará diversas ideias que poderão ser trabalhadas de diversas maneiras. Inicialmente será feita a análise e comparação do texto com a antiga de roda de mesmo nome. Como é um texto em discurso indireto, surge a oportunidade de fazer as devidas variações: introduzir um narrador e o discurso direto, buscar outros textos com enredo semelhante, etc.

Desenvolvimento:
- O aluno pesquisador terá o texto-base Teresinha de Jesus, de Chico B. de Holanda, registrado no caderno;
- O aluno digitador irá registrá-lo num editor de texto;
- O texto será salvo em uma pasta;
Após a leitura do texto, os alunos deverão resgatar a cantiga de roda de mesmo nome, a comparação seria o primeiro passo, tanto estrutural quanto semanticamente;
- Após a análise, diversas atividades poderão ser desenvolvidas: presença de narrador, discurso direto, contar outras histórias semelhantes;
- Na outra etapa, os textos produzidos passarão por uma revisão ortográfica, gramatical e estrutural;
- Com o texto pronto, uma possibilidade é , a análise escrita e já digitada num editor de texto se transformar num hipertexto com hiperlink do Teresinha de Jesus;
- Nome: meuhipertexto_gupo1_8ano
- Na atividade, clicar com o direito, criar atalho, selecionar, clicar com o direito novamente, hiperlink, páginas navegadas, Ctrl V e OK.
- A expressão Teresinha de Jesus aparecerá em azul e será hiperlink para o outro texto;
- O texto com hiperlink deverá ser salvo na pasta;
- Futuramente o texto será postado no Blog de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário