quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Registro digital da experiência

O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

A atividade planejada e executada desenvolveu-se com sucesso, após o início da execução foi detectado um problema pois a música Teresinha de Jesus, de Chico Buarque de Holanda, deveria ser baixada do site Educarede, mas o referido site é de difícil acesso, então para não dificultar a aula, o texto foi fornecido aos alunos como citado no Planejamento reformulado. Uma sugestão dada por um colega de curso foi o de resolver o problema do número de alunos por máquina, para o qual não encontrou-se solução, mas contornou-se.
1. Descrição do projeto:
Objetivos:
- Analisar e comparar a música Teresinha de Jesus, de Chico Buarque de Holanda e a cantiga de roda de mesmo nome;
- Introduzir um narrador e o discurso direto, visto que o texto trabalhado encontra-se no discurso indireto;
- Contar outras história de enredo semelhante;
- Criar um hiperlink entre a música e a análise comparativa.
Etapas:
- Enturmação dos alunos;
- Distribuição das funções de cada um dentro do grupo;
- Preparação prévia da atividade, em sala de aula;
- Na STE, digitação da música Teresinha de Jesus e registro na pasta;
- Em sala de aula,análise comparativa pelos grupos;
- Na STE, digitação da análise e transformação em hipertexto;
- Postagem no Blog do aluno;
- Prosseguimento da atividade em sala de aula.
Recursos necessários:
- Sites Educarede e Blogger.
2. Características da turma:
- Série: 8º e 9º anos;
- Disciplina: Língua Portuguesa;
- Aulas: 2;
- Alunos participantes : 65;
- Professores participantes: 3;
- Papel dos professores: 1 executor da atividade e 2 observadores.
3. Descrição de como se desenvolveu:
- Fotos: Alunos trabalhando em grupo; alunos na STE; 2ª aula na STE.
- Os hipertextos dos alunos: Análise comparativa dos textos - Grupo 1 - Grupo 2 - Grupo 3.
- Depoimento dos alunos: Gostaram das novas informações
- Depoimento dos professores: Algumas mudanças podem ser feitas para que a atividade na STE sejam mais efetivas.
4. Resultados obtidos:
- Onde chegaram os alunos?
Os alunos cumpriram suas funções e os objetivos propostos foram alcançados.
- Desenvolveram as competências e os conhecimentos esperados?
Houve alguma dificuldade durante a análise dos textos, mas no que se refere ao trabalho digital os alunos corresponderam plenamente.
- Quais objetivos esperados não foram atingidos?
Todos os objetivos foram alcançados.
- Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram?
Por se tratar de algo novo, que creio nunca foi trabalhado com eles, mostraram-se particularmente interessados.


5. Conclusões:
- O que você aprendeu com o desenvolvimento do projeto?
A primeira coisa foi ter certeza de que o professor deve sempre buscar experiências novas para realizar com seus alunos para que ele se mostre interessado e participativo; outra coisa foi que, em se tratando de computador, qualquer detalhe que você deixe passar pode fazer com que o resultado não seja o esperado e tenhamos que voltar e fazer tudo novamente. Ex: inserir o hiperlink no texto.
- De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento?
Na disciplina de Língua Portuguesa esses projetos podem sempre integrar o planejamento, e outros poderão ser bastante utilizados, basta que tenhamos consciência de que a tecnologia faz parte da escola, chegou para ficar.
- Que outras atividades podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nessa experiência?
Atividades que fazem com que o aluno veja como um desafio o ato de aprender.
- De que forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?
Essa experiência e outras de colegas sugerem que o planejamento deverá assumir outra forma, integrar trabalhos desafiadores que envolvam tanto a tecnologia quanto a pesquisa, pois percebemos claramente que a metodologia antiga está completamente ultrapassada, que daquilo ainda algumas coisas se aproveitam, mas devem ser reformuladas.
6. Bibliografia e Webliografia:
-Holanda, Chico Buarque. Teresinha de Jesus - Educarede>Recursos Educacionais>Turbinesuaaula>Baú>Disciplina>LínguaPortuguesa/Lite-ratura .
- www.Blogger.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário