quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Integração tecnológica - ativ 5

ATIVIDADE 5 -- Integração tecnológica, linguagem e representação
Reflexão
- Como sei que o aluno aprendeu determinado assunto?
Podemos perceber que o aluno aprendeu quando se iniciam as mudanças em sua maneira de produzir, comunicar e representar as informações adquiridas, e as vemos transformadas em conhecimento. Ele reflete sobre as informações recebidas, desenvolve seu espírito crítico, seleciona o que lhe interessa e o resultado o levará ao conhecimento, à mudança de atitude diante de situações reais.

- Quando o aluno transmite uma informação?
Se o ambiente educativo torna-se mais próximo do universo de seu interesse, o aluno passará a receber informações e, em consequência manifestará suas idéias, expressando seu pensamento, transformando seu contexto e expressando sua criatividade. O aluno reflete sobre quem é e passa a demonstrar a descoberta de si mesmo através de linguagens e representações, usando ou não os novos recursos tecnológicos.

- Quando um aluno procura uma informação na Internet?
Ele procura informações na Internet quando descobre que ela possui propriedades que lhe permitirão redimensionar sua prática e ampliar sua visão para aquisição de mais conhecimentos e significados, tudo isso sob o olhar e encaminhamento consciente do educador. O aluno procura maneiras diferentes de sentir, pensar, compreender, interpretar e representar o mundo, a vida e a si mesmo.

- A informação é necessária, mas ela por si só garante que o aluno possa construir um conhecimento?
A informação apenas, por si só não garante a construção do conhecimento, permite que façamos parte de uma aldeia global, recebendo informações inúmeras de todos os lugares, a todo momento, mas é preciso que as informações sejam significativas, processadas, passando a fazer parte da nossa vida, e que possamos compartilhá-las.

- O que significa conhecimento e como ele difere da informação?
Informações são saberes cotidianos, científicos, técnicos, sociais, emocionais, artísticos e estéticos que uma vez adquiridos, nos levam a refletir, interpretar, analisar e compreender transformando-as em conhecimento, o último passo desse processo é a comunicação. As tecnologias da informação estão aí, oferecendo um universo tão amplo que a escola, depois de séculos, deixou de ser a única fonte de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário