quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Meus hipertextos - ativ 2.2

O QUE É HIPERTEXTO?

O hipertexto é um texto que encontramos na forma digital e que permite a quem o acessa uma gama enorme de possibilidades, pois pode tornar-se muito útil e envolvente.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. (wikipedia.org/wiki/Hipertexto)

Todo esse conjunto de informações que encontramos no hipertexto é que o faz tão rico e uma fonte inesgotável para quem quer crescer e adquirir conhecimento.
Principais características do Hipertexto
1. Intertextualidade;
2. Velocidade;
3. Precisão;
4. Dinamismo;
5. Interatividade;
6. Acessibilidade;
7. Estrutura em rede;
8. Transitoriedade;
9. Organização multilinear. (wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
Todas essas características do hipertexto tornam-no versátil e faz com que atenda às expectativas do pesquisador.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.(wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
Com certeza o hipertexto incentivará o aluno em suas pesquisas e fará com que o seu envolvimento seja tanto que apeenderá muito mais do que simplesmente aquilo que inicialmente buscava.
O texto pesquisado, na verdade, esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre hipertexto. Agora, conhecendo e sabendo como utilizá-lo e até como criar um, o hipertexto deixará de ser zona desconhecida. O hipertexto, na prática profissional do educador pode ser usado como suporte para a aprendizagem, desde que o aluno seja orientado para sites confiáveis, que o levará a hipertextos já conhecidos pelo professor e que será utilizado com objetivo e não aleatoriamente. Se mal utilizado o aluno não só se perde como corre o risco de sair do objeto de pesquisa, e como já foi dito, ficar à deriva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário