quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Produtos e objetos do Portal do Professor

PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR

Acessando o site do Portal do Professor, do Ministério da Educação, escolhendo o link Recursos Educacionais, nos níveis de ensino: Ensino fundamental inicial e Final, componentes curriculares: Língua Portuguesa e Ciências, pudemos analisar alguns produtos entre milhares disponíveis nesse site:
1. Carta de intenções (Viagens de leitura) - vídeo
É uma atividade para o Ensino Fundamental Final, Língua Portuguesa, língua oral e escrita; prática de escrita e de leitura de textos, ou Ensino Fundamental inicial: alfabetização e processos de leitura. Tem como objetivo mostrar a importância da leitura exibindo um episódio do Programa Viagem de leitura da TVE Brasil, do MEC, arquivo http://www.dominiopublico.gov.br.
2. Monteiro Lobato, o escritor que previu o futuro - vídeo
Atividade para O EFF, Língua Portuguesa, Língua oral e escrita, e Ensino Médio: Língua e Literatura Brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada. Tem como objetivo adquirir mais conhecimento acerca a Monteiro Lobato, não só como escritor de histórias infantis. Apresenta um livroclip com o resumo da obra O presidente Negro que mostra um outro Monteiro Lobato.
3. A descoberta do conto: A armadilha: parte 1 (Categorias literárias) - áudio
Para se trabalhar no EJA, EFF e EM, Língua Portuguesa. O objetivo é despertar o interesse pela leitura e promover o hábito pela leitura. Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - http://www.bibvirt.com.br., apresenta o desfecho do conto “O búfalo”, de Clarice Lispector e aborda o conto “A armadilha”, de Murilo Rubião.

4. Um grande sonho - Animação
Direcionado ao EFI, Língua Portuguesa, Língua oral: valores, normas e atitudes. O objetivo é despertar nas crianças o interesse de construir suas próprias histórias de vida, bem como compreender o valor de conquistar um sonho. É um conto infantil que narra a história de um jovem chamado Sérgio, que desejava ser um preparador físico, mas precisou vencer várias adversidades em sua vida para conquistar seu grande sonho. Apresenta contos interativos emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnica.html?id=19248.
5. Como plantar uma árvore - Experimento prático
Para o EFI, Ciências naturais - Ambiente/ manejo e conservação ambiental. Objetiva conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente através do plantio de árvores. O recurso pertence ao Ministério da Educação, o autor é Ache tudo e região http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnica.html?id11807. Essa atividade é um experimento prático que ensina como plantar uma muda de árvore, mostra também os critérios para escolha de algumas espécies.

6. A casa feia - áudio
Atividade para o EFI, Língua Portuguesa, Língua oral; encontrado no http://www.plenarinho.gov.br. - A casa feia, de Eliardo e Mary França - som no formato MP3, tem como objetivo estimular o interesse pelo ouvir histórias narradas e pretende levar a criança a valorizar os próprios conceitos, a não viver em função da opinião de outros.

7. Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo - animação
Um joguinho de tentativa e erro, para fazer com que a criança entenda a importância da reciclagem e conheça o tempo de duração de cada material no meio ambiente, mostra materiais que usamos no cotidiano que podem causar danos para o meio ambiente. Encontra-se em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10812/quantotempoviveum lixo.swf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário