EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA
A atividade “ Seminário sobre povos e culturas diferentes” desenvolveu-se na E.E. Prof. Antonio Salústio Areias, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Etapas de execução:
• Enturmação dos alunos;
• Escolha dos países pelos grupos: Brasil, China, França, Índia, EUA, Israel e Inglaterra;
• Pesquisa sobre os países;
• Preparação do material para apresentação dos seminários;
- trabalho utilizando metodologia científica
- cartazes
- áudio
- videoclipes.
* Apresentação dos trabalhos pelas equipes;
Recursos necessários:
• Computador (Internet);
• USB – pendrive;
• Cartolina, gravuras de revistas e imagens impressas;
• Cds de mísicas típicas dos países;
• Ingredientes para o cozimento de pratos típicos;
• DataShow;
• Cdplayer.
Descrição de como se desenvolveu:
• As equipes se formaram por afinidade;
• Cada grupo teve liberdade para escolher o país que gostaria de apresentar;;
• A preparação do material foi feita como atividade extra-classe;
• A maioria dos grupos optou por apresentar seus trabalhos em aulas expositivas;
• Alguns grupos apresentaram cartazes, música típica e prato típico;
• Apenas um grupo apresentou o seminário utilizando um videoclipe com o título: Israel, a “Terra Santa”.
Resultados obtidos:
• Os trabalhos tiveram ótima apresentação, os componentes dos grupos prepararam-se para expor sua parte. O resultado excedeu às expectativas e o grupo que apresentou o videoclipe surpreendeu pela inovação, deixando mesmo os colegas impressionados, com idéias para outras apresentações, inclusive em outras disciplinas. A equipe citada foi procurada pelos colegas para que ensinassem como montar o material.
• O que mais surpreendeu e empolgou a turma foi a reflexão inserida no texto do vídeo: “A situação real em Israel é esta, o que podemos fazer?”. Conhecemos países superficialmente, apenas com aquilo que seus governantes deixam que vejamos, mas a realidade pode ser bem dolorosa.
• O trabalho apresentado sobre a Índia também trouxe imagens chocantes sobre a realidade daquele país, que não se via na novela recentemente exibida pela Rede Globo: Caminho das Índias.
Conclusões:
1. Os grupos colaboraram uns com os outros? De que forma? Ensinaram, tiraram dúvidas ou perguntas umas às outras?
Os alunos mostraram-se bem solidários com os colegas, ajudando no que se fez necessário, perguntas foram feitas durante as apresentações, apenas a título de esclarecimento, opiniões sobre diversas situações foram colocadas, tudo sob a coordenação do professor.
2. Em quais grupos os objetivos planejados foram atingidos?Em quais não foram? Qual a proporção?
De 7 países apresentados no seminário, apenas a equipe de China e França não despertaram interesse algum, falaram baixo e não trouxeram nenhum material nem assunto que chamasse a atenção. Os demais grupos tiveram um bom desempenho. A proporção foi menor que a esperada.
3. Que aprendizagem não previstas ocorreram com muitos alunos?
Os assuntos mostrados sobre a realidade do povo, não se abordando apenas os aspectos já conhecidos, também o uso da tecnologia que pode ser inserida nos trabalhos escolares.
4. Que aprendizagem, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns poucos alunos?
O grupo que utilizou o videoclipe, com certeza obteve melhor aprendizagem pelo produto que criaram, segundo eles, foram horas escolhendo imagens e sintetizando as idéias para serem colocadas no vídeo. E o melhor, provocaram a aprendizagem dos colegas.
5. Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
Desde a proposta de trabalho, o professor deixou livre para que os alunos escolhessem o modo como apresentariam o seminário, fez algumas sugestões, o que levou os grupos a decidirem por aquilo que melhor se adaptaria as suas condições e interesse.
6. Os equipamentos e programas funcionaram a contento?
Na Sala de Tecnologia onde o grupo do produto digital fez sua apresentação, tudo funcionou a contento.
7. Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Sim, muito satisfeitos e com a certeza de que brevemente, em todos os trabalhos, poderão ser utilizadas mídias digitais.
8. Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
Como apenas um grupo utilizou a tecnologia para apresentação do trabalho, creio que esta forma oferece mais condições para que a aprendizagem ocorra, tanto pelo grupo que apresentou quanto pelos alunos que assistiram à aula.
9. Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
Sim, tanto a atividade seminário como a aula utilizando o vídeo, criada pelos alunos ou pelo professor. Seja como for a atividade funcionará, basta que seja bem organizada e orientada.
10. Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?
Com certeza, é como eu disse, em uma ou mais disciplinas, basta que haja planejamento objetivo.
11. O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
Como seminário, ao invés de deixar livre para que os alunos escolham a forma de apresentação, poderia ser encaminhado para apresentação em vídeo como única opção.
12. Seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que possa ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que reflita o seu processo ao longo dela?
Sim, talvez uma ficha diferente para cada atividade, mas é possível e é uma ideia que pode auxiliar o professor na avaliação da aprendizagem.
Bibliografia e Webliografia:
• www.conteudo.arcaunivarsal.com
• www.chamada.com.br
• www.mundoafora.com
• www.joaoleitao.com
• www.espaçouniversal.com
• www.google.com
• www.youtube.com
• www.wikipedia.com
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário