sábado, 24 de outubro de 2009

Os hipertextos de mares nunca antes navegados

Os hipertextos de mares nunca antes navegados

A navegação na internet ainda é uma experiência nova para mim, praticamente me vi obrigada a fazer um curso de computação, a utilizar o computador para preparar minhas aulas e avaliações, depois acessar a internet.
A navegação iniciou-se timidamente, com o passar dos dias fui ficando mais segura e hoje navego normalmente até cansar, mas não gosto de navegar à deriva, prefiro estar no comando, vou anotando tudo ou quase tudo, quando dá.
Ler e navegar, navegar e ler, muito interessante isso para mim que sempre gostei de ler. O problema é que me concentro demais nas leituras e isso torna-se muito cansativo, pois o trabalho de navegar geralmente demanda tempo, horas, entrega. Você se perde não na navegação, mas no devaneio de chegar não sei onde, de encontrar não sei o quê, mas quer chegar, quer encontrar.
Fico imaginando onde a criatividade do homem chegará, o que a inteligência que Deus nos deu nos levará. São tantos os questionamentos, será que encontraremos todas as respostas? O campo para procurarmos está aí, diante de nós; o homem procura algo e hoje sabe que está em algum lugar. O perigo é nos perdermos nesta viagem, como as crianças que ficam horas diante do computador nos jogos, os adolescentes e jovens também se dedicam à comunicação, os adultos que querem aprender e os idosos que desejam recomeçar.
Unidade_2_percepções_ao_navegar_por_hipertextos_terezinhaizumi

Descrição da atividade: Trabalhando com textos de jornal

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: TRABALHANDO COM TEXTOS DE JORNAL

1. DESCRIÇÃO DO PROJETO
Objetivos:
• Distinguir características de gênero literário e não-literário;
• Trabalhar com textos jornalísticos, analisando-os e identificando-os por gênero de acordo com a predominância do seu conteúdo temático, estilo, composição textual, pelo relacionamento social dos participantes e, especialmente, pela finalidade segundo a qual são produzidos;
• Produzir texto narrativo a partir de texto informativo ou poético.
Etapas:
• Enturmação: grupos de quatro alunos;
• Distribuição dos textos para leitura e análise: FRENTISTA PAGA A CONTA, MÁQUINA DE COSTURA, BELO BELO MINHA BELA, TOURO;
• Conversar sobre os gêneros predominantes em cada texto;
• Tentar identificar os textos como literários ou não-literários.
Recursos necessários:
• Computador;
• Aplicativo – Microsoft Word para digitação dos textos;
• Jornais e revistas.

2. Características da turma:
• Série: 9º ano;
• Disciplina: Língua Portuguesa;
• Nível de Ensino: Fundamental 2;
• Modalidade: Ensino Regular;
• Componentes Curriculares: Leitura, Interpretação e análise textual, Produção textual;
• Tema: Análise de textos de jornal;
• Aulas: 4 aulas de 50 min;
• Alunos participantes: 30;
• Professores participantes : Terezinha, Andréa e Maísa;
• Papel do professores: 1 executor da atividade e 2 observadores.

3. Descrição do desenvolvimento:
Os alunos, já agrupados, leram oralmente os textos e orientados pela professora iniciaram a análise dos mesmos respondendo às questões:
• Como as informações estão distribuídas nos textos?
• Qual o tema de cada texto?
• Qual a finalidade?
• Quem são os leitores em potencial?
• Quais desses textos são literários e quais os não-literários? Como identificá-los?
Após esta etapa, os alunos discutem o que cada grupo respondeu e a professora solicita que na próxima aula cada equipe traga um conjunto de textos de gêneros diversos, retirados de jornais ou revistas, para serem analisados.
Na aula seguinte, já agrupados, os alunos apresentam seus textos trazidos de casa e a professora lhes propõe a seguinte atividade:
Fazer a análise dos textos com:
• Tema;
• Assunto;
• Reflexão;
• Escolha de um dos textos para produção de outro, na forma narrativa.
Os alunos dirigiram-se à STE e lá puderam digitar seus textos e salvá-los numa pasta, alguns grupos não tiveram tempo de iniciar suas produções em sala de aula e criaram seus textos na STE: Trabalhos A – B – C e D;
Depoimento dos alunos: Estão gostando das novas atividades, pois foram informados de que fazem parte do Programa GESTAR II, do PDE e seus textos serão lidos e observados por vários outros professores.
Depoimento dos professores: Os alunos não conseguem produzir com eficácia na STE , pois o espaço de tempo reservados a cada turma é limitado e eles realizam suas atividades com um pouco de pressa, o que ocasiona problemas.

4. Resultados obtidos:
Os alunos cumpriram suas funções e os objetivos foram alcançados. Alguns tiveram dificuldade durante a análise dos textos e solicitaram mais a intervenção da professora, outros demonstraram dificuldade na produção de texto por não seguirem a orientação e deixarem para iniciar a atividade na STE.
A professora ficou satisfeita com os resultados porque pode comprovar que este tipo de atividade atrai o interesse do aluno, ele se sente mais capaz pois suas vivências são aproveitadas e ele pode oferecer muito mais de si.

5. Conclusões:
A atividade escolhida teve resultados positivos, os alunos demonstraram pouca dificuldade na execução, talvez por ser uma turma cotidianamente indiferente e desinteressada por assuntos escolares. O professor não tem dúvida de que seu maior interesse é na nota que cada um obterá ao final do trabalho, mas a aplicação de cada um durante o desenvolvimento foi bom e o resultado final positivo.

6. Bibliografia:
Correio Braziliense, Jornal, de 18 de janeiro de 2003.
Caderno de teoria e prática: TP3 – Gêneros e tipos textuais – Língua Portuguesa - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar.
Clip-art: Media Gallery.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Imagem 4 alunos na STE

Imagem 3 alunos STE

Imagem 2 alunos na STE

Análise 3 da música Teresinha de Jesus

Análise comparativa da música Teresinha de Jesus e cantiga de roda do mesmo nome

Entre o texto e a música, a cantiga de roda tem uma linguagem mais infantil, já o texto fala sobre os três rapazes que queria conquistar Teresinha.
O primeiro tratou-a como uma criança ou rainha, o segunda bebia muito,o terceiro chegou sorrateiro como quem não quer nada,chamou-a de mulher e se instalou dentro do seu coração ,por isso ela gostou do terceiro.

Análise 2 da música Teresinha de Jesus

Análise comparativa da musica Teresinha de Jesus e a cantiga de roda do mesmo nome

A cantiga de roda se refere a uma moça semelhante à cantiga Teresinha de Jesus
Os dois textos possuem uma linguagem apropriada para crianças, mas a Teresinha de Jesus “tem um lado voltado para os adultos”.
A cantiga de roda é um texto que refere-se a três cavaleiros, mas apenas um conquistou o seu amor, pois os outros eram o seu pai e o seu irmão.
Teresinha de Jesus é uma música “ romântica” que se refere a três cavaleiros o qual apenas um despertou o interesse de Teresinha.
Na 1º estrofe;o moço tratava à como uma criança trazendo ursos de pelúcias para ela.
Na 2º estrofe; o moço era um irresponsável.
Na 3º estrofe; o moço era misterioso e romântico e conquistou o amor de Teresinha.

Análise 1 da música Teresinha de Jesus

Análise comparativa da música Teresinha de Jesus e a cantiga de roda de mesmo nome


A cantiga de roda Teresinha de Jesus é uma música voltada para crianças, e a canção Terezinha de Jesus de Chico Buarque de Holanda é voltada para o público mais adulto.
Na Teresinha de Jesus o primeiro rapaz era da floresta, trouxe bicho de pelúcia e mostrou o relógio a ela, mas ela não o quis.
O segundo foi quem chega do bar, vasculhou sua gaveta e assustada ela não o quis.
O terceiro veio do nada e não trouxe nada, e antes que disse não outra vez, ele acabou se instalando no seu coração.
Nas duas canções três rapazes diferentes chegam para conquistar a moça, mas no final ela fica com o terceiro.

Música Teresinha de Jesus

Teresinha de Jesus.


O primeiro me chegou
Como quem vem da floresta
Trouxe um broche de ametista
Me contou suas viagens
E as vantagens que ele tinha
Me mostrou o seu relógio
Me chamava de rainha
Me encontrou tão desarmada
Que tocou meu coração
Mas não me negava nada
E assustada eu disse não

O segundo me chegou
Como alguém que chega do bar
Trouxe um litro de aguardente
Tão amarga de tragar
Indagou do meu passado
E cheirou minha comida
Vasculhou minha gaveta
Me chamava de perdida
Me encontrou tão desarmada
Que arranhou meu coração
Mas não entregava nada
E assustada eu disse não

O terceiro me chegou
Como quem chega do nada
Ele não me trouxe nada
Também nada perguntou
Mas sei como ele se chama
Mas entendo o que ele quer
Se deitou na minha cama
E me chama de mulher
Foi chegando sorrateiro
E antes que eu dissesse não
Se instalou feito um posseiro
Dentro do meu coração

Imagem 1 alunos STE

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Textos de jornal

Exemplos de textos que aparecem no jornal Correio Braziliense, de 18 de janeiro de 2003.
Texto 1 - Gênero: artigo jornalístico

Frentista paga a conta
Uma prática comum nos postos de gasolina tem minguado o salário dos frentistas. Prejuízos com cheques sem fundos devem ser pagos pelos trabalhadores em algumas situações. Os descontos são previstos no acordo coletivo da categoria, mas os empregados reclamam dos abusos. Alegam que os donos de postos estão pesando a mão na hora de promover o abatimento no salário para cobrir eventuais despesas com cheques devolvidos ou roubados, cartões clonados e assaltos.
Os assaltos a postos de gasolina são um exemplo. Todo dia, o frentista recebe dinheiro para fornecer troco aos clientes. O valor corresponde a uma quantidade de litros de combustível. Normalmente, as empresas se responsabilizam até essa quantia, que pode chegar a R$ 200,00, em caso de roubo. Mas o excedente roubado deve ser ressarcido pelo próprio trabalhador.
“A gente está vulnerável aqui, trabalha sem um minuto de segurança. A gente registra ocorrência, apresenta ao patrão, mas de nada vale”, reclama o frentista de um posto em Samambaia, penalizado em R$ 150,00 no mês passado depois de ser vítima de roubo.
Os donos dos postos de gasolina se defendem. O presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis de DF (Sindpetro) confirma parte dos descontos, mas justifica, “Os empresários precisam se resguardar dos casos de negligência ou mesmo de má fé do trabalhador”, conta. O empresário garante que uma minoria dos trabalhadores é penalizada. “Do contrário, as pessoas fugiriam do emprego”, compara.
Marcelo Rocha da Equipe do Correio


Texto 2 - Gênero: (anúncio) classificado



MÁQUINA DE COSTURA Antiga,
Singer , funcionando , c/ pé de
Ferro desenhado + pé de máquina
Costura desenhado , c/ tampo de
Mármore + escrivaninha antiga c/3
Gavetas tampo que abre. Conjunto
R$ 4 0 0 Tr.: 7 7 7 – 7 7 7 7.








Texto 3 - Gênero: poema Manuel Bandeira

Belo belo minha bela

Tenho tudo que não quero Só num navio de vela
Não tenho nada que quero Quero rever Pernambuco
Não quero óculos nem tosse Quero ver Bagdá e Cusco
Nem obrigação de voto Quero quero
Quero quero Quero o moreno de Estela
Quero a solidão dos píncaros Quero a brancura de Elisa
A água da fonte escondida Quero a saliva de Bela
A rosa que floresceu Quer as sardas de Adalgusa
Sobre a escarpa inacessível Quero quero tanta coisa
A luz da primeira estrela Belo belo
Piscando no lusco-fusco Mas basta de lero-lero
Quero quero Vida noves fora zero.
Quero dar a volta ao mundo


Texto 4 - Gênero: horóscopo


TOURO 21/04 a 20/05





O instinto de sobrevivência funciona
Automaticamente, você não deve
Preocupar-se com ele. Esse tempo seria
Melhor aproveitado ocupando-se em
Viver, e fazê-lo com a melhor qualidade
Possível. Viver não é sobreviver.

Conhecendo repositórios

CONHECENDO REPOSITÓRIOS DE MATERIAL DIGITAL

Navegando por sites já conhecidos e material dos computadores da escola, podemos citar alguns:
- Arquivos de História da Arte; Jogos matemáticos, Exercícios gramaticais, Atividades para alfabetização, pesquisas em várias disciplinas, músicas, etc.
- http://www.educarede.gov.br;
- www.videosdahora.com;
- http://brincandoseaprende.com.br;
- www.clickjogos.com;
- http://www.calculando.com;
- www.mathema.com;
- http://www.somatematica.com.br;
- http://www.soportugues.com.br;
-http://www.sopedagogia.com.br;
-http://www.sobiologia.com.br;
- http://bibvirt.com.br;
- http://www.rota83.com.br;
- http://www.ne.com.br;
- http://www.portaleducativo.com.br;
-http://www.procarnivoros.org.br.

Todos os sites trazem atividades pedagógicas: jogos, exercícios, vídeos e áudio, projetos de aula, planos de aula, etc.
A Sala de Tecnologia também possui vídeos da TVEscola, CDs Rom, CDs com músicas infantis, hinos, histórias, lendas, clássicos da literatura,etc, também alguns DVDs com filmes.

Atividade 3.3 - Poema Mosca

COMENTÁRIOS SOBRE A ENTREVISTA E POEMA DO ESCRITOR E PROFESSOR CÉSAR MAGALHÃES BORGES

A entrevista e poema do escritor e professor César Magalhães Borges, encontrado no Portal do Professor: A Arte de entoar versos: parte 1 (categoria literária), mostra a posição do poeta diante da pergunta: COMO COMBINAR MÚSICA E POESIA? Ao que ele responde que são artes irmãs, que o poeta deve retirar das palavras toda a musicalidade e extrair delas todas as combinações sonoras.
Defende a ideia de que os poetas devem voltar a falar suas poesias. A seguir, declama o poema MOSCA, sonorizado como o zumbido do inseto, e os versos se seguem nos fazendo visualizar os movimentos da mosca ao voar ao nosso redor... muito interessante, se uma beleza única...
Há um arranjo múltiplo maior entre as palavras, não são apenas as rimas que emprestam a musicalidade ao texto. No poema temos a palavra entoada, a música de um poema se faz sentir.

Avaliações de produtos multimídia - ativ 3.3

AVALIAÇÕES DE PRODUTOS MULTIMÍDIA

Na escola, após explorar os recursos disponíveis: Domínio Público e alguns vídeos da TV Escola, escolhi alguns que me pareceram mais interessantes: Língua Portuguesa - Letra Viva e Viagens de leitura, vídeos direcionados aos professores com informações bastante proveitosos como apoio, atividades desenvolvidas em sala de aula, onde o professor pode observar cada etapa, passo a passo, exemplos, depoimentos de profissionais, pontos de vista pertinentes. Pretendo comentar e sugerir aos colegas da escola que assistam. No Letra Viva pode-se assistir ao desenvolvimento de atividades e planejamentos de aulas de forma interessante, explorando bem as imagens, participação de professores com seus depoimentos e também alguns expondo suas dúvidas e questionamentos.
Os vídeos de Ciências - Meio Ambiente - Janela Natural: traz imagens que podem ser mostradas durante a aula, narradas com detalhes e de forma interessante e atraente, com mapas e uma qualidade altíssima. De conteúdo bem abrangente e diversificado, contemplando reservas, ecossistemas, países, cidades, paisagens belíssimas. O professor assiste e depois pode planejar sua aula, lançando mão desse recurso riquíssimo e bem acessível, que faz parte do acervo da escola.
O vídeo De onde vem? Mostra de forma atraente algumas curiosidades, com imagens coloridas e desenhos animados, que irão conquistar os alunos.

Reflexão sobre o Bloco do Passo

REFLEXÃO SOBRE O BLOCO DO PASSO



O trabalho do professor Lucas com “Saltos no tempo”, do Bloco do Passo, nos inspira a ter esperança de que muita coisa pode ser trabalhada na escola, e quando ele fala em inclusão, nos faz compreender que “incluir” não é colocar os incapazes para fazer o que não conseguem, mas trabalhar com algo que é possível a todos.
Para o trabalho com tecnologia, o Passo traz muitas idéias, principalmente em atividades de orientação para o aluno, em disciplinas como Artes é possível se pensar em danças e coreografias; na Matemática em montagens geométricas; na Educação Física então é uma explosão de caminhos; é preciso organização, criatividade, iniciativa, vontade... Eu acredito que o computador pode levar o aluno ou qualquer outro usuário a fazer movimentos dentro de um trabalho em que cada membro deve cumprir sua tarefa diversa para chegar a um mesmo objetivo, como ocorreu no Passo.
Se hoje a escola inclusiva, que não está preparada mas recebe diferentes alunos, é um local onde a aprendizagem deve acontecer, por que não através de experiências diversas? Sempre soubemos que os alunos não aprendem as mesmas coisas da mesma maneira, usando-se a mesma metodologia. O difícil é acertar o caminho, talvez se a escola como um todo trabalhasse para essa mudança, os resultados começassem a aparecer, podendo servir como exemplo para outras, e teríamos experiências vivenciadas que nos daria mias confiança e coragem para continuar tentando.

Vagando pela Wikipédia - ativ2.9a

VAGANDO PELA WIKIPÉDIA

Ao passear pelo site e vagar pelo Wikcionário, o difícil é saber o que procurar se você não está com um objetivo bem definido.
Como nessa atividade a proposta é pesquisar verbetes sobre a nossa região, ficou mais fácil e escolhi ver:
1. Pantanal Mato-grossense, e encontrei Parque Nacional do Pantanal;
2. Ipê-roxo, árvore de porte médio que no outono se enche de flores para se reproduzir. É a primeira a florir no ano.
3. Polca paraguaia, estilo musical criado no Paraguai no século XIX, dança de casais, possui outras variações.
4. Arroz carreteiro ou arroz-de-carreteiro, arroz com sobras de churrasco ou com carne de sol, originário do Rio Grande do Sul.
5. Chalana, rio Chalana, música, embarcação com divisões e cabinas para os passageiros.
6. Aquidauana, município de Mato Grosso do Sul, famosa pela Ponte da Amizade; entre outros detalhes, traz nomes de cidadãos ilustres da cidade.
7. Dourados, município da Região Centro-Oeste, microrregião, cidade de várias universidades.
Procurando esses termos pude observar que aparece o verbete pedido e a seguir vão aparecendo outros ligados a ele. As definições são um tanto quanto superficiais e é necessário ir buscando mais e somando as informações (talvez seja o formato dos verbetes), a impressão que dá é que as definições ali colocadas atendem a uma necessidade mais urgente que não exige aprofundamento, acredito que se alguém procura algo mais detalhado deve buscar em outro site.

Produtos e objetos do Portal do Professor

PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR

Acessando o site do Portal do Professor, do Ministério da Educação, escolhendo o link Recursos Educacionais, nos níveis de ensino: Ensino fundamental inicial e Final, componentes curriculares: Língua Portuguesa e Ciências, pudemos analisar alguns produtos entre milhares disponíveis nesse site:
1. Carta de intenções (Viagens de leitura) - vídeo
É uma atividade para o Ensino Fundamental Final, Língua Portuguesa, língua oral e escrita; prática de escrita e de leitura de textos, ou Ensino Fundamental inicial: alfabetização e processos de leitura. Tem como objetivo mostrar a importância da leitura exibindo um episódio do Programa Viagem de leitura da TVE Brasil, do MEC, arquivo http://www.dominiopublico.gov.br.
2. Monteiro Lobato, o escritor que previu o futuro - vídeo
Atividade para O EFF, Língua Portuguesa, Língua oral e escrita, e Ensino Médio: Língua e Literatura Brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada. Tem como objetivo adquirir mais conhecimento acerca a Monteiro Lobato, não só como escritor de histórias infantis. Apresenta um livroclip com o resumo da obra O presidente Negro que mostra um outro Monteiro Lobato.
3. A descoberta do conto: A armadilha: parte 1 (Categorias literárias) - áudio
Para se trabalhar no EJA, EFF e EM, Língua Portuguesa. O objetivo é despertar o interesse pela leitura e promover o hábito pela leitura. Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - http://www.bibvirt.com.br., apresenta o desfecho do conto “O búfalo”, de Clarice Lispector e aborda o conto “A armadilha”, de Murilo Rubião.

4. Um grande sonho - Animação
Direcionado ao EFI, Língua Portuguesa, Língua oral: valores, normas e atitudes. O objetivo é despertar nas crianças o interesse de construir suas próprias histórias de vida, bem como compreender o valor de conquistar um sonho. É um conto infantil que narra a história de um jovem chamado Sérgio, que desejava ser um preparador físico, mas precisou vencer várias adversidades em sua vida para conquistar seu grande sonho. Apresenta contos interativos emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnica.html?id=19248.
5. Como plantar uma árvore - Experimento prático
Para o EFI, Ciências naturais - Ambiente/ manejo e conservação ambiental. Objetiva conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente através do plantio de árvores. O recurso pertence ao Ministério da Educação, o autor é Ache tudo e região http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnica.html?id11807. Essa atividade é um experimento prático que ensina como plantar uma muda de árvore, mostra também os critérios para escolha de algumas espécies.

6. A casa feia - áudio
Atividade para o EFI, Língua Portuguesa, Língua oral; encontrado no http://www.plenarinho.gov.br. - A casa feia, de Eliardo e Mary França - som no formato MP3, tem como objetivo estimular o interesse pelo ouvir histórias narradas e pretende levar a criança a valorizar os próprios conceitos, a não viver em função da opinião de outros.

7. Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo - animação
Um joguinho de tentativa e erro, para fazer com que a criança entenda a importância da reciclagem e conheça o tempo de duração de cada material no meio ambiente, mostra materiais que usamos no cotidiano que podem causar danos para o meio ambiente. Encontra-se em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10812/quantotempoviveum lixo.swf.

Planejando uma atividade usando mídias digitais

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE USANDO MÍDIAS DIGITAIS

Escola: E.E. Prof. Antonio Salústio Areias
Disciplina: Língua Portuguesa
Série/Ano: 9º - Nº de alunos: 30 - Período: Matutino
Agrupamento: Equipes de quatro alunos
Componentes curriculares:Linguagem oral, Produção de texto, Geografia, História etc
Atividade: Seminário sobre povos e culturas diferentes
Objetivos:
• Adquirir conhecimentos sobre povos e culturas diferentes;
• Desenvolver habilidades ao preparar produtos digitais para apresentação do seminário;
• Expressar-se oralmente de forma clara, ordenada e objetiva;
• Expor verbalmente opinião perante situações diversas ( etnia – como vivem povos de culturas diferentes);
• Relatar opiniões, ideias, experiências e acontecimentos seguindo uma sequência lógica da narração;
• Produzir textos a partir de pesquisas realizadas, adequar textos de acordo com objetivos estabelecidos.

Desenvolvimento:
• Realizar pesquisas utilizando diversas fontes ( sites, jornais, revistas etc);
• Registrar histórico do país, elementos da cultura ( língua, culinária, roupa típica, danças, música etc), curiosidades sobre o povo, paisagens etc.
• Preparar o material para apresentação do seminário ( produtos digital ou não ).
• Apresentação dos grupos por ordem pré-estabelecida, cada aluno tratará sobre um aspecto do país pesquisado, utilizando o material preparado pelo grupo.
• Após a apresentação há a abertura de um espaço para questionamentos e tira-dúvidas que o restante da turma poderá fazer à equipe ou a um aluno em particular.
Recursos:
• Áudio, vídeo, textos, cartazes etc.
Produtos:
• Pesquisa sobre os países escolhidos: Brasil, China, França, Índia, EUA, Israel e Inglaterra;
• Pesquisa de textos;
• Cartazes com gravuras diversas sobre o país escolhido;
• Slides;
• Execução de música típica;
• Videoclipes.
Materiais necessários:
• USB – penDrive
• Computador
• DataShow
• CdPlayer
• Cartolinas
Avaliação:
• A equipe será avaliada pela unidade demonstrada: ideia, direcionamento, planejamento, apresentação e material produzido;
• Os alunos serão avaliados individualmente levando-se em conta a desenvoltura, as informações oferecidas, o desempenho de modo geral durante a apresentação da atividade.

Execução da ativ planejada - 3.7

EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA

A atividade “ Seminário sobre povos e culturas diferentes” desenvolveu-se na E.E. Prof. Antonio Salústio Areias, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Etapas de execução:
• Enturmação dos alunos;
• Escolha dos países pelos grupos: Brasil, China, França, Índia, EUA, Israel e Inglaterra;
• Pesquisa sobre os países;
• Preparação do material para apresentação dos seminários;
- trabalho utilizando metodologia científica
- cartazes
- áudio
- videoclipes.
* Apresentação dos trabalhos pelas equipes;
Recursos necessários:
• Computador (Internet);
• USB – pendrive;
• Cartolina, gravuras de revistas e imagens impressas;
• Cds de mísicas típicas dos países;
• Ingredientes para o cozimento de pratos típicos;
• DataShow;
• Cdplayer.
Descrição de como se desenvolveu:
• As equipes se formaram por afinidade;
• Cada grupo teve liberdade para escolher o país que gostaria de apresentar;;
• A preparação do material foi feita como atividade extra-classe;
• A maioria dos grupos optou por apresentar seus trabalhos em aulas expositivas;
• Alguns grupos apresentaram cartazes, música típica e prato típico;
• Apenas um grupo apresentou o seminário utilizando um videoclipe com o título: Israel, a “Terra Santa”.
Resultados obtidos:
• Os trabalhos tiveram ótima apresentação, os componentes dos grupos prepararam-se para expor sua parte. O resultado excedeu às expectativas e o grupo que apresentou o videoclipe surpreendeu pela inovação, deixando mesmo os colegas impressionados, com idéias para outras apresentações, inclusive em outras disciplinas. A equipe citada foi procurada pelos colegas para que ensinassem como montar o material.
• O que mais surpreendeu e empolgou a turma foi a reflexão inserida no texto do vídeo: “A situação real em Israel é esta, o que podemos fazer?”. Conhecemos países superficialmente, apenas com aquilo que seus governantes deixam que vejamos, mas a realidade pode ser bem dolorosa.
• O trabalho apresentado sobre a Índia também trouxe imagens chocantes sobre a realidade daquele país, que não se via na novela recentemente exibida pela Rede Globo: Caminho das Índias.


Conclusões:
1. Os grupos colaboraram uns com os outros? De que forma? Ensinaram, tiraram dúvidas ou perguntas umas às outras?
Os alunos mostraram-se bem solidários com os colegas, ajudando no que se fez necessário, perguntas foram feitas durante as apresentações, apenas a título de esclarecimento, opiniões sobre diversas situações foram colocadas, tudo sob a coordenação do professor.
2. Em quais grupos os objetivos planejados foram atingidos?Em quais não foram? Qual a proporção?
De 7 países apresentados no seminário, apenas a equipe de China e França não despertaram interesse algum, falaram baixo e não trouxeram nenhum material nem assunto que chamasse a atenção. Os demais grupos tiveram um bom desempenho. A proporção foi menor que a esperada.
3. Que aprendizagem não previstas ocorreram com muitos alunos?
Os assuntos mostrados sobre a realidade do povo, não se abordando apenas os aspectos já conhecidos, também o uso da tecnologia que pode ser inserida nos trabalhos escolares.
4. Que aprendizagem, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns poucos alunos?
O grupo que utilizou o videoclipe, com certeza obteve melhor aprendizagem pelo produto que criaram, segundo eles, foram horas escolhendo imagens e sintetizando as idéias para serem colocadas no vídeo. E o melhor, provocaram a aprendizagem dos colegas.
5. Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
Desde a proposta de trabalho, o professor deixou livre para que os alunos escolhessem o modo como apresentariam o seminário, fez algumas sugestões, o que levou os grupos a decidirem por aquilo que melhor se adaptaria as suas condições e interesse.
6. Os equipamentos e programas funcionaram a contento?
Na Sala de Tecnologia onde o grupo do produto digital fez sua apresentação, tudo funcionou a contento.
7. Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Sim, muito satisfeitos e com a certeza de que brevemente, em todos os trabalhos, poderão ser utilizadas mídias digitais.
8. Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
Como apenas um grupo utilizou a tecnologia para apresentação do trabalho, creio que esta forma oferece mais condições para que a aprendizagem ocorra, tanto pelo grupo que apresentou quanto pelos alunos que assistiram à aula.
9. Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
Sim, tanto a atividade seminário como a aula utilizando o vídeo, criada pelos alunos ou pelo professor. Seja como for a atividade funcionará, basta que seja bem organizada e orientada.
10. Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?
Com certeza, é como eu disse, em uma ou mais disciplinas, basta que haja planejamento objetivo.
11. O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
Como seminário, ao invés de deixar livre para que os alunos escolham a forma de apresentação, poderia ser encaminhado para apresentação em vídeo como única opção.
12. Seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que possa ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que reflita o seu processo ao longo dela?
Sim, talvez uma ficha diferente para cada atividade, mas é possível e é uma ideia que pode auxiliar o professor na avaliação da aprendizagem.

Bibliografia e Webliografia:
• www.conteudo.arcaunivarsal.com
• www.chamada.com.br
• www.mundoafora.com
• www.joaoleitao.com
• www.espaçouniversal.com
• www.google.com
• www.youtube.com
• www.wikipedia.com

Avaliações de produtos multimídia

SITE: http://www.aprenderelegal.com.br.
Possui uma infinidade de atividades para todas as disciplinas, é muito utilizado por professores das séries iniciais. Os alunos adoram o Roda a roda, do Sílvio Santos e o Soletrando também.
http://www.rota83.com/
Traz exercícios prontos em varias disciplinas, inclusive alfabetização e educação infantil.
http://ludotech.eu/
Apresenta inúmeras sugestões, segundo o site, professores de Salas de Tecnologia estão encantados com tanta riqueza de atividades como: jogos, palavras cruzadas de Língua Portuguesa, Jogos de História e outros.
http://www.gramaticaonline.com.br.
Faz parte do Sistema Maxi de Ensino e traz várias atividades e exercícios resolvidos de gramática.
http://soportugues.com.br.
Juntamente com Somatematica, Sogeografia e outros, faz o maior sucesso na Sala de Tecnologia com suas sugestões bem pertinentes ao conteúdo trabalhado e exercícios acessíveis ao nível dos alunos.
http://www.ne.org.br
O site da Nova Escola é obrigatório para qualquer professor que quer sugestões de aulas, planos de aula e idéias interessantes.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Não poderia faltar, para reforçar, o site de Mec, onde podemos encontrar milhares de sugestões para nosso trabalho em sala de aula e STE.

Registro digital da experiência

O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

A atividade planejada e executada desenvolveu-se com sucesso, após o início da execução foi detectado um problema pois a música Teresinha de Jesus, de Chico Buarque de Holanda, deveria ser baixada do site Educarede, mas o referido site é de difícil acesso, então para não dificultar a aula, o texto foi fornecido aos alunos como citado no Planejamento reformulado. Uma sugestão dada por um colega de curso foi o de resolver o problema do número de alunos por máquina, para o qual não encontrou-se solução, mas contornou-se.
1. Descrição do projeto:
Objetivos:
- Analisar e comparar a música Teresinha de Jesus, de Chico Buarque de Holanda e a cantiga de roda de mesmo nome;
- Introduzir um narrador e o discurso direto, visto que o texto trabalhado encontra-se no discurso indireto;
- Contar outras história de enredo semelhante;
- Criar um hiperlink entre a música e a análise comparativa.
Etapas:
- Enturmação dos alunos;
- Distribuição das funções de cada um dentro do grupo;
- Preparação prévia da atividade, em sala de aula;
- Na STE, digitação da música Teresinha de Jesus e registro na pasta;
- Em sala de aula,análise comparativa pelos grupos;
- Na STE, digitação da análise e transformação em hipertexto;
- Postagem no Blog do aluno;
- Prosseguimento da atividade em sala de aula.
Recursos necessários:
- Sites Educarede e Blogger.
2. Características da turma:
- Série: 8º e 9º anos;
- Disciplina: Língua Portuguesa;
- Aulas: 2;
- Alunos participantes : 65;
- Professores participantes: 3;
- Papel dos professores: 1 executor da atividade e 2 observadores.
3. Descrição de como se desenvolveu:
- Fotos: Alunos trabalhando em grupo; alunos na STE; 2ª aula na STE.
- Os hipertextos dos alunos: Análise comparativa dos textos - Grupo 1 - Grupo 2 - Grupo 3.
- Depoimento dos alunos: Gostaram das novas informações
- Depoimento dos professores: Algumas mudanças podem ser feitas para que a atividade na STE sejam mais efetivas.
4. Resultados obtidos:
- Onde chegaram os alunos?
Os alunos cumpriram suas funções e os objetivos propostos foram alcançados.
- Desenvolveram as competências e os conhecimentos esperados?
Houve alguma dificuldade durante a análise dos textos, mas no que se refere ao trabalho digital os alunos corresponderam plenamente.
- Quais objetivos esperados não foram atingidos?
Todos os objetivos foram alcançados.
- Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram?
Por se tratar de algo novo, que creio nunca foi trabalhado com eles, mostraram-se particularmente interessados.


5. Conclusões:
- O que você aprendeu com o desenvolvimento do projeto?
A primeira coisa foi ter certeza de que o professor deve sempre buscar experiências novas para realizar com seus alunos para que ele se mostre interessado e participativo; outra coisa foi que, em se tratando de computador, qualquer detalhe que você deixe passar pode fazer com que o resultado não seja o esperado e tenhamos que voltar e fazer tudo novamente. Ex: inserir o hiperlink no texto.
- De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento?
Na disciplina de Língua Portuguesa esses projetos podem sempre integrar o planejamento, e outros poderão ser bastante utilizados, basta que tenhamos consciência de que a tecnologia faz parte da escola, chegou para ficar.
- Que outras atividades podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nessa experiência?
Atividades que fazem com que o aluno veja como um desafio o ato de aprender.
- De que forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?
Essa experiência e outras de colegas sugerem que o planejamento deverá assumir outra forma, integrar trabalhos desafiadores que envolvam tanto a tecnologia quanto a pesquisa, pois percebemos claramente que a metodologia antiga está completamente ultrapassada, que daquilo ainda algumas coisas se aproveitam, mas devem ser reformuladas.
6. Bibliografia e Webliografia:
-Holanda, Chico Buarque. Teresinha de Jesus - Educarede>Recursos Educacionais>Turbinesuaaula>Baú>Disciplina>LínguaPortuguesa/Lite-ratura .
- www.Blogger.com.br.

Execução da atividade planejada - unid 2

EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA

A atividade “Análise comparativa da música Teresinha de Jesus e cantiga de roda do mesmo nome” foi desenvolvida na E.E. Prof. Antonio Salústio Areias com as turmas de 8º e 9º anos.
Anteriormente, ainda na sala de aula, os alunos copiaram a música Teresinha de Jesus, de Chico Buarque de Holanda. Na aula da STE a música foi digitada no editor de texto pelo digitador do grupo e salva numa pasta. Voltando para a sala de aula os grupos procederam à análise e comparação do texto com a cantiga de roda. Voltando pela segunda vez à STE, os alunos digitam a análise no editor de texto e fazem o link com o texto salvo na pasta., futuramente serão postados nos Blogs dos alunos.
Outros procedimentos são previstos para o trabalho com os textos, como citado no planejamento, mas enquanto executado na STE a atividade desenvolveu-se muito bem, o tempo para digitação variou de acordo com a prática de cada digitador, porém muitos alunos revelaram-se como “experts” no campo da informática, resolvendo problemas que surgiam. Os alunos demonstraram interesse pelo trabalho, todos de cada grupo bem envolvidos. Os equipamentos nas duas aulas utilizadas para execução comportaram-se muito bem, para resolver o problema de muitos alunos e poucos computadores, realizamos a atividade em grupo.

Planejando atividade com hipertexto

PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

Tema: Intertextualidade

Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura

Conteúdos curriculares: Leitura, língua escrita, produção de texto, correção ortográfica e gramatical, coesão e coerência.

Série: Ensino Fundamental: 7º ao 9º ano - N} de alunos: 37 por turma

Assunto: Comparação e análise de texto/Produção de narrativa

Tipo: Informática

Tecnologias e mídias utilizadas: Internet>Educarede>Recursos educativos>Word>Blog do aluno

Duração: 2 aulas de 50 min

Atitude do aluno:
Os alunos serão agrupados em 4 ( não há outra solução pois a STE possui apenas 9 computadores), as equipes serão organizadas em: pesquisador, organizador, digitador e porta-voz. Cada aluno deverá desenvolver o seu trabalho na função a ele delegada para que não ocorram problemas e a tarefa seja cumprida. A participação de cada um é importantíssima pois o outro não poderá ocupar a sua função, um dos objetivos é esse, que aprendam a trabalhar organizadamente.

Análise:
O professor iniciará a proposta ainda na sala de aula, demonstrará todo o desenvolvimento da aula para que não ocorram dúvidas e para evitar explicações excessivas dentro da STE. Uma das mudanças que se fez necessária, após o início da execução do planejamento, foi a pesquisa que seria feita na Internet do texto Teresinha de Jesus, de Chico B. de Holanda; a professora ofereceu o texto aos alunos para que fosse apenas digitado, sem necessidade de pesquisa pois o site Educarede nem sempre está acessível ou disponível. Uma vez apresentada a proposta, explicados os objetivos pretendidos e verificadas as condições técnicas disponíveis, a aula terá prosseguimento na STE. A atividade será desenvolvida a partir do texto-base, que suscitará diversas ideias que poderão ser trabalhadas de diversas maneiras. Inicialmente será feita a análise e comparação do texto com a antiga de roda de mesmo nome. Como é um texto em discurso indireto, surge a oportunidade de fazer as devidas variações: introduzir um narrador e o discurso direto, buscar outros textos com enredo semelhante, etc.

Desenvolvimento:
- O aluno pesquisador terá o texto-base Teresinha de Jesus, de Chico B. de Holanda, registrado no caderno;
- O aluno digitador irá registrá-lo num editor de texto;
- O texto será salvo em uma pasta;
Após a leitura do texto, os alunos deverão resgatar a cantiga de roda de mesmo nome, a comparação seria o primeiro passo, tanto estrutural quanto semanticamente;
- Após a análise, diversas atividades poderão ser desenvolvidas: presença de narrador, discurso direto, contar outras histórias semelhantes;
- Na outra etapa, os textos produzidos passarão por uma revisão ortográfica, gramatical e estrutural;
- Com o texto pronto, uma possibilidade é , a análise escrita e já digitada num editor de texto se transformar num hipertexto com hiperlink do Teresinha de Jesus;
- Nome: meuhipertexto_gupo1_8ano
- Na atividade, clicar com o direito, criar atalho, selecionar, clicar com o direito novamente, hiperlink, páginas navegadas, Ctrl V e OK.
- A expressão Teresinha de Jesus aparecerá em azul e será hiperlink para o outro texto;
- O texto com hiperlink deverá ser salvo na pasta;
- Futuramente o texto será postado no Blog de cada aluno.

Fichamento ativ 5

FICHAMENTO - Atividade 5

Nome do Programa: Pantanal do Brasil
Áreas do conhecimento envolvidas: Geografia, Ciências e Língua Portuguesa
Breve descrição:
Experiência didática: Projeto animais do Pantanal
Disciplina: Geografia Série/ano: 5º
Conteúdo: Fauna de Mato Grosso do Sul
Aplicativos utilizados: Internet - Google/Animais do Pantanal - imagens e textos
Etapas previstas:
1. Estudo do conteúdo em sala de aula
2. Aula utilizando o computador:
a) acesso à Internet;
b) pesquisa de textos e imagens
c) seleção de material
d) impressão do material
e) montagem de um livro: capa, introdução, índice, paginação, bibliografia ou aplicativos
3. Avaliação: depois do trabalho pronto, exposição para a comunidade escolar e análise do aproveitamento que a atividade trouxe a cada aluno.
4. Reflexão: O computador torna possível e agiliza a realização de projetos, o professor é apenas orientador, sugerindo, organizando e interagindo com cada aluno durante as situações que surgem no desenvolvimento do projeto.
A aprendizagem é facilitada, o aluno é motivado porque a construção é dele, o resultado é satisfatório pois o conteúdo terá, além do texto informativo também a imagem de cada animal escolhido.
Outros assuntos poderão surgir a partir deste, por exemplo o estudo sobre preservação, meio ambiente, lei ambiental etc.
5. Síntese:O projeto foi desenvolvido a partir de um conteúdo curricular e, além de fornecer informações aos alunos, facilitará a aquisição de novos conhecimentos de forma desafiadora e interessante. O resultado da experiência realizada pela professora foi excelente e com certeza este projeto poderá ser desenvolvido por qualquer um que se mostre interessado pois é de fácil aplicabilidade e não exige nem tempo nem recursos complicados.

Integração tecnológica - ativ 5

ATIVIDADE 5 -- Integração tecnológica, linguagem e representação
Reflexão
- Como sei que o aluno aprendeu determinado assunto?
Podemos perceber que o aluno aprendeu quando se iniciam as mudanças em sua maneira de produzir, comunicar e representar as informações adquiridas, e as vemos transformadas em conhecimento. Ele reflete sobre as informações recebidas, desenvolve seu espírito crítico, seleciona o que lhe interessa e o resultado o levará ao conhecimento, à mudança de atitude diante de situações reais.

- Quando o aluno transmite uma informação?
Se o ambiente educativo torna-se mais próximo do universo de seu interesse, o aluno passará a receber informações e, em consequência manifestará suas idéias, expressando seu pensamento, transformando seu contexto e expressando sua criatividade. O aluno reflete sobre quem é e passa a demonstrar a descoberta de si mesmo através de linguagens e representações, usando ou não os novos recursos tecnológicos.

- Quando um aluno procura uma informação na Internet?
Ele procura informações na Internet quando descobre que ela possui propriedades que lhe permitirão redimensionar sua prática e ampliar sua visão para aquisição de mais conhecimentos e significados, tudo isso sob o olhar e encaminhamento consciente do educador. O aluno procura maneiras diferentes de sentir, pensar, compreender, interpretar e representar o mundo, a vida e a si mesmo.

- A informação é necessária, mas ela por si só garante que o aluno possa construir um conhecimento?
A informação apenas, por si só não garante a construção do conhecimento, permite que façamos parte de uma aldeia global, recebendo informações inúmeras de todos os lugares, a todo momento, mas é preciso que as informações sejam significativas, processadas, passando a fazer parte da nossa vida, e que possamos compartilhá-las.

- O que significa conhecimento e como ele difere da informação?
Informações são saberes cotidianos, científicos, técnicos, sociais, emocionais, artísticos e estéticos que uma vez adquiridos, nos levam a refletir, interpretar, analisar e compreender transformando-as em conhecimento, o último passo desse processo é a comunicação. As tecnologias da informação estão aí, oferecendo um universo tão amplo que a escola, depois de séculos, deixou de ser a única fonte de conhecimento.

Blogando em Português - ativ 7

TEMA: Blogando em Português
Conteúdos curriculares: língua escrita, produção de texto, ortografia, concordância nominal e verbal,uso de letra maiúscula e minúscula, coesão e coerência.
Número de alunos: 37
Professores: Língua Portuguesa
Tecnologias e mídias utilizadas: computador, Internet, blog dos alunos, Educarede.
Duração: 1 semestre letivo ou 1 ano.
Atitude dos alunos: Os alunos demonstram outra postura diante de uma atividade comum como produzir textos, pois agora passa a ser uma proposta de criação textual comunicativa. Com o blog, os textos ficam expostos para que colegas ou quaisquer outros interessados leiam e comentem, e não mais só o professor. Eles se sentem mais motivados e interessados, o trabalho favorecerá também outros processos como: a reescrita do próprio texto utilizando os recursos do computador: corretor ortográfico e gramatical, formatação, postagem em blogs públicos como o Letra e Cia.
Análise: O aluno compreende que o computador e todos os recursos tecnológicos não fornecerão a ele todos os subsídios para a criação do texto, porém é fonte inesgotável e preciosa de informações, o que poderá enriquecer seus trabalhos. Entende que para que alcance seus objetivos é preciso dominar a tecnologia usada e saiba o que procurar, onde procurar e depois, o que fazer com tudo o que encontrar, organizar e fazer uso racional.
Um dos cuidados que o professor deve ter é que o aluno não seja depósito de informações, mas que leia e reflita para que haja aprendizagem e conseqüente aquisição de conhecimento, e é isto que lhe proporcionará verdadeiramente condições para escrever eficientemente.
Atividade 7 - terezinhaizumi

Sonhar e realizar - ativ 2.2a

Atividade 2. - SONHAR E REALIZAR

A formação continuada atualmente não é apenas uma necessidade, uma exigência do mercado de trabalho. Mesmo a terceira idade ou os aposentados sentem o desejo de atualizar-se, de aprender cada vez mais, de encher-se ainda mais de conteúdos, não apenas por diversão ou passatempo, mas como a continuidade da construção de um conhecimento que iniciou-se na infância e perdura, enquanto a mente se mantiver ativa.
A aprendizagem está intimamente ligada ao ensino, e quando o aprendiz busca novos conhecimentos, tanto pode atribuir-lhes novos significados quanto transformar informações em conhecimento.
Na infância, a aprendizagem ocorre segundo pressupostos que estão sendo realizados em levar-se em conta os processos mentais da criança, não acontece com hora e lugar marcados, mas quando surgem situações que exigem que o ensino e aprendizagem se realizem, e quanto mais prazerosa a experiência, melhor e mais envolvente.
Na terceira idade, a ênfase durante as aulas é dada à discussão em grupo, é a troca, a interação que torna a educação eficiente e com resultados, os assuntos são voltados aos seus interesses e não obedecem a currículos prontos e padronizados.
Nas aulas de informática, tanto crianças como adultos e idosos podem desenvolver seu conhecimento, enfrentando desafios, compreendendo como realizam, como superam os obstáculos.
A maneira como a educação. Desde a infantil até a universitária, é oferecida, não promove o desenvolvimento de habilidades que levem o indivíduo a aprender a aprender, e esta é a necessidade maior, é o caminho que leva à continuidade da aprendizagem: busca a informação, aprender como usá-la e torná-la parte de si mesmo.
Com um ensino focado para a predisposição de continuar buscando e aprendendo, basta o desejo de realização, que os meios levarão ao objetivo final.
Diante dessa reflexão sobre a aprendizagem continuada, um aspecto chama a atenção: a criação de ambientes favoráveis à aprendizagem. A escola parece estar naufragando em meio ao que deveria ser o universo dominado por ela, e indo em sentido contrário ao que se espera. O mundo globalizado busca mudanças constantes, e na escola podemos ainda encontrar métodos e idéias do século passado.
A obsessão pelo mundo virtual deve ser tratada com cuidado pelo individuo que não quer ser tragado por este universo, deve se lembrar de que ele é quem controla a máquina e não o contrário.
Aprender constantemente agora é pré-requisito para manter seu emprego, seu cargo e não cair na vala dos “despreparados”. Mas as empresas estão deixando cada vez mais este interesse para o empregado, afinal ele é o profissional, o interessado, que espera-se, seja multifuncional, polivalente e inovador.
Fala-se nas vantagens da educação presencial ou à distância, na verdade o que precisa ser discutido é o lado de cá, daquele que a busca, todas são formas de comunicação. Com o advento da Internet, a chamada “distância” deixou de existir, é uma oportunidade que o indivíduo precisa conscientizar-se de que deve aproveitar, e querer, como tudo na vida, é a mola que o impulsionará a continuar buscando, criando, construindo, destruindo e reconstruindo.
Aluna: Terezinha H. Izumi Christofori

Meus hipertextos - ativ 2.2

O QUE É HIPERTEXTO?

O hipertexto é um texto que encontramos na forma digital e que permite a quem o acessa uma gama enorme de possibilidades, pois pode tornar-se muito útil e envolvente.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. (wikipedia.org/wiki/Hipertexto)

Todo esse conjunto de informações que encontramos no hipertexto é que o faz tão rico e uma fonte inesgotável para quem quer crescer e adquirir conhecimento.
Principais características do Hipertexto
1. Intertextualidade;
2. Velocidade;
3. Precisão;
4. Dinamismo;
5. Interatividade;
6. Acessibilidade;
7. Estrutura em rede;
8. Transitoriedade;
9. Organização multilinear. (wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
Todas essas características do hipertexto tornam-no versátil e faz com que atenda às expectativas do pesquisador.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.(wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
Com certeza o hipertexto incentivará o aluno em suas pesquisas e fará com que o seu envolvimento seja tanto que apeenderá muito mais do que simplesmente aquilo que inicialmente buscava.
O texto pesquisado, na verdade, esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre hipertexto. Agora, conhecendo e sabendo como utilizá-lo e até como criar um, o hipertexto deixará de ser zona desconhecida. O hipertexto, na prática profissional do educador pode ser usado como suporte para a aprendizagem, desde que o aluno seja orientado para sites confiáveis, que o levará a hipertextos já conhecidos pelo professor e que será utilizado com objetivo e não aleatoriamente. Se mal utilizado o aluno não só se perde como corre o risco de sair do objeto de pesquisa, e como já foi dito, ficar à deriva.

Tarefa - grupo 4

Está a venda uma máquina de costura !!


Luisa queria muito uma máquina de costura para trabalhar em sua residência, pois ela viu o anúncio no jornal, foi conferir e gostou. A maquina era do jeito que ela queria, porém era muito cara e seu dinheiro não dava .
Luisa pediu educadamente para a dona guardar a máquina para o próximo mês para ela poder comprar.

A MANIA DE MARTA...

Marta era uma pessoa que gostava de ler seu horóscopo todo dia para sair, pois ela achava que dava sorte na sua vida.
Um dia ela leu e viu que tinha que usar roupa alaranjada para dar sorte em seu trabalho.
Ela usou a roupa e saiu felicíssima , mas ao chegar ela viu que era super diferente do que tinha visto.
Marta ficou furiosa e jamais em sua vida quis saber de horóscopo.

Andressa e Leandro 9º ano

Ativ 1 - Quem sou eu

Quem sou como professor e aprendiz


O professor tradicional era aquele que procurava transmitir seus conhecimentos a partir de parâmetros, e para isso utilizava-se principalmente da própria voz e do livro didático.
Hoje, o aluno vem para a escola por diversos motivos e aprender não é sua prioridade, cabe ao professor despertar seu interesse e curiosidade. Como professora de Língua Portuguesa converso com eles sobre os mais diversos assuntos, discutimos, debatemos e analisamos em busca de uma conclusão e possíveis soluções.
Utilizo muito o livro didático para, através dos textos, ampliar os horizontes de cada um e tenho, como quase todo professor, tentado preparar para que busquem utilizar novos sistemas culturais de representação do pensamento.
A partir de agora, a escola em que trabalho estará nos dando condições para a prática interativa via Internet com os alunos, então, esta é uma trajetória que está prometendo.
Os alunos, na maioria das vezes estão mais interessados em discutir ideias com o professor que receber os conteúdos do programa, então fazemos uma troca: aluno x professor e aluno x aluno, uns tentando aprender com os outros.
De uns anos para cá, nestes vinte e cinco anos de magistério, cada professor tem se esforçado para atender a demanda dos novos tempos e mudar a forma de ensinar, porque o método tradicional já está ultrapassado e o aluno tem sede de novidades, sem as quais às vezes nem consegue apreender o que lhe é colocado, e o mais preocupante para nós professores: eles sabem muito. Com o advento da Internet, aquele que busca já adquiriu uma bagagem invejável, e se o professor não se dispuser, a cada dia iremos perdendo espaço dentro deste universo que até então julgávamos dominar.

Terezinha Hiromi Izumi Christofori - Turma 4

Tarefa - grupo 2

Aluno: Gabriel Cábia N°:40
Aluno: Neil Crish N°:39
Aluna: Valesk Lino N°:35
Aluna: Renata Ferreira N°:29


A Procura pela máquina de costura.

Bom dia ! Eu me chamo Eduarda, tenho 84 anos, moro com os meus filhos e trabalho de costureira. Estou querendo comprar uma máquina de costura antiga, pois comprei uma nova e já deu problema.
Quero comprar uma máquina de costura antiga Singer , funcionando,com pé de ferro desenhado + pé de máquina de costura desenhado,com tampo de mármore + escrivaninha antiga com 3 gavetas e tampa que abre, por 400 reais.
Saí para procurar a máquina e acabei encontrando um homem chamado Paulo que está vendendo uma máquina igual a que estou procurando. Ele está vendendo tudo por 400 reais. Fui até a casa dele para ver como estava o estado da máquina e ver se poderia comprar. Olhei bem, testei, vi que a máquina estava boa e acabei comprando. Fiquei feliz por ter encontrado a máquina que eu tanto procurava para meus trabalhos.

Tarefa - grupo 3

O presente de dona Julieta.

Julianny acordou logo cedo e foi ler o jornal.
Ao ver o anúncio da máquina de costura, lembrou-se de que sua mãe iria gostar de ganhá-la. Então Julianny ligou para o dono da máquina e disse estar interessada em comprá-la para dar de presente a sua mãe.
Mais tarde, Julianny foi ao local combinado com o seu Agemiro e viu que a máquina seria o presente perfeito para dona Julieta e resolveu fechar negócio.



O horóscopo de Isabelly

Isabelly, por ser uma pessoa muito supersticiosa, acordou de manhã e foi ler seu horóscopo no jornal.
Aquilo já se tornara uma rotina de Isabelly, pois ela achava que lendo seu horóscopo era uma forma de prever o futuro.
Isabelly foi trabalhar toda contente, porque seu horóscopo dizia que o melhor tempo aproveitado é aquele em que se vive.

Aluna: Joicy Aparecida Ramos Dos Santos 9ºano A

Tarefa - grupo 1

Texto 1


Para alguns, os objetos antigos tem valor


Um dia Pedro comprou um jornal, e nesse jornal havia um anúncio de uma máquina de costura, que era muito antiga..Porém já não servia para mais nada, pois era muito velha.Então Pedro resolveu comprar a máquina de costura , ligou para o número 99233754 para avisar o proprietário da máquina. Hoje a máquina fica em uma exposição de objetos antigos.






Texto 2


O perigo de postos de gasolina


Um dia Adriano foi abastecer o carro com o seu pai Ronaldo, que gosta muito de viajar e também de conversar com os amigos no posto de gasolina.
Certo dia Ronaldo chegou ao posto e viu seu amigo Felipe sendo ameaçado com uma arma apontada em sua cabeça, Ronaldo entrou em desespero, porque Felipe era muito seu amigo e trabalhava lá há muito tempo.
Então Ronaldo nem pensou duas vezes: ligou para a polícia para ajudar seu amigo,
o ladrão desconfiou e saiu correndo, mas a polícia chegou a tempo de pegar o ladrão.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Análise da música Terezinha de Jesus

Análise comparativa da musica Teresinha de Jesus e a cantiga de roda do mesmo nome
A cantiga de roda se refere a uma moça semelhante à cantiga Teresinha de JesusOs dois textos possuem uma linguagem apropriada para crianças, mas a Teresinha de Jesus “tem um lado voltado para os adultos”.A cantiga de roda é um texto que refere-se a três cavaleiros, mas apenas um conquistou o seu amor, pois os outros eram o seu pai e o seu irmão.Teresinha de Jesus é uma música “ romântica” que se refere a três cavaleiros o qual apenas um despertou o interesse de Teresinha.
Na 1º estrofe;o moço tratava à como uma criança trazendo ursos de pelúcias para ela.Na 2º estrofe; o moço era um irresponsável.Na 3º estrofe; o moço era misterioso e romântico e conquistou o amor de Teresinha.