quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Planejando uma atividade usando mídias digitais

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE USANDO MÍDIAS DIGITAIS

Escola: E.E. Prof. Antonio Salústio Areias
Disciplina: Língua Portuguesa
Série/Ano: 9º - Nº de alunos: 30 - Período: Matutino
Agrupamento: Equipes de quatro alunos
Componentes curriculares:Linguagem oral, Produção de texto, Geografia, História etc
Atividade: Seminário sobre povos e culturas diferentes
Objetivos:
• Adquirir conhecimentos sobre povos e culturas diferentes;
• Desenvolver habilidades ao preparar produtos digitais para apresentação do seminário;
• Expressar-se oralmente de forma clara, ordenada e objetiva;
• Expor verbalmente opinião perante situações diversas ( etnia – como vivem povos de culturas diferentes);
• Relatar opiniões, ideias, experiências e acontecimentos seguindo uma sequência lógica da narração;
• Produzir textos a partir de pesquisas realizadas, adequar textos de acordo com objetivos estabelecidos.

Desenvolvimento:
• Realizar pesquisas utilizando diversas fontes ( sites, jornais, revistas etc);
• Registrar histórico do país, elementos da cultura ( língua, culinária, roupa típica, danças, música etc), curiosidades sobre o povo, paisagens etc.
• Preparar o material para apresentação do seminário ( produtos digital ou não ).
• Apresentação dos grupos por ordem pré-estabelecida, cada aluno tratará sobre um aspecto do país pesquisado, utilizando o material preparado pelo grupo.
• Após a apresentação há a abertura de um espaço para questionamentos e tira-dúvidas que o restante da turma poderá fazer à equipe ou a um aluno em particular.
Recursos:
• Áudio, vídeo, textos, cartazes etc.
Produtos:
• Pesquisa sobre os países escolhidos: Brasil, China, França, Índia, EUA, Israel e Inglaterra;
• Pesquisa de textos;
• Cartazes com gravuras diversas sobre o país escolhido;
• Slides;
• Execução de música típica;
• Videoclipes.
Materiais necessários:
• USB – penDrive
• Computador
• DataShow
• CdPlayer
• Cartolinas
Avaliação:
• A equipe será avaliada pela unidade demonstrada: ideia, direcionamento, planejamento, apresentação e material produzido;
• Os alunos serão avaliados individualmente levando-se em conta a desenvoltura, as informações oferecidas, o desempenho de modo geral durante a apresentação da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário